ENTRE EM CONTATO

ENTRE EM CONTATO

1

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Audiência Pública apresentará estudo para exploração de gás e petróleo de novo Bloco na Bacia de Camamu


A exploração de gás e petróleo na Bacia de Camamu-Almada volta a ser discutida através de audiência pública promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) marcada para acontecer no próximo dia 20 às 10 horas no Hotel Praia do Sol no município de Ilhéus. Na oportunidade será apresentado o Estudo Ambiental de Perfuração (EAP) de atividade de perfuração marítima da Empresa BP Energy do Brasil no Bloco BM-CAL-13, localizado na referida Bacia.
 Devido à sensibilidade ambiental da área proposta para o projeto, o Ibama adotou os procedimentos preconizados nas Resoluções e Portarias no que se refere a elaboração de Estudo Ambiental de Perfuração EAP e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental de Perfuração – RIAP, para condução do licenciamento ambiental.
Em 2011, o Ibama indeferiu licença pleiteada pela El Paso Gás do Brasil Ltda, explorar petróleo e gás no Campo de Pinaúna, Bloco BM-CAL– 4, na Bacia de Camamu/Almada, em águas rasas, a 11,3 km da Ilha de Boipeba, na Bahia. A decisão foi tomada devido à sensibilidade ambiental da área, rica em recifes de coral e biodiversidade marinha. Há registros de presença de diversas espécies ameaçadas de extinção, como a Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) e Baleia Franca (Eubalaena australis), que frequentam o local no inverno para se reproduzirem. Também, é habitat de cinco espécies de tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção. Outro destaque são os manguezais, que podem atingir quilômetros de extensão, a exemplo do existente entre as ilhas de Tinharé e Boipeba. A diversidade e a conservação dos ecossistemas da região são fundamentais para o desenvolvimento de atividade pesqueira e do turismo, que absorvem população de baixa renda e contribuem para movimentar a economia regional. Esta área é repleta de unidades de conservação estaduais e é considerada, pelo MMA, de importância "extremamente alta" para a conservação da biodiversidade.


Nenhum comentário :

Postar um comentário