Botafogo segurou o 1 a 0 até os 49 do segundo tempo, mas nos últimos segundos o Flamengo empatou
Em um clássico com dois tempos bem distintos, o Flamengo conseguiu um
golnos acréscimos e empatou o clássico com o Botafogo, por 1 a 1, neste domingo à noite, no Maracanã. Rafael Marques fez o gol alvinegro na primeira etapa, mas Elias igualou para o time rubro-negro aos 49 minutos do segundo tempo. Com o resultado, os botafoguenses perderam a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, e os flamenguistas saíram da zona de rebaixamento.
Mais organizado em campo, o
Botafogo foi superior no primeiro tempo e conseguiu o gol aos 21 minutos, com o atacante Rafael Marques, que aproveitou cruzamento de Seedorf. Na segunda etapa, o Flamengo cresceu, pressionou, teve dois gols de Elias anulados corretamente por impedimento e conseguiu o empate nos acréscimos.
Com o empate Botafogo chegou aos 17 pontos e está na terceira colocação do
Brasileirão, enquanto o Flamengo foi para dez pontos e subiu para a 15ª posição.
O
jogo - De um lado, um time organizado e brigando pela ponta da tabela. Do outro, uma
equipe ainda bagunçada e lutando para sair da zona do rebaixamento. Apesar do apoio da torcida rubro-negra, que compareceu em maior número do que a alvinegra, foi o Botafogo que deu razões desde o início para os seus torcedores vibrarem e justificou a diferença de pontuação dos dois rivais no campeonato.
Enquanto Vitinho, Lodeiro e Seedorf mostravam entrosamento no toque de bola e ousadia nas jogadas ofensivas, Diego Silva, Paulinho e Carlos Eduardo demonstravam timidez para chegar ao ataque e faziam jogadas confusas.
A superioridade botafoguense ficou evidente em finalizações de Lodeiro e Seedorf, mas a justiça no placar foi feita aos 21 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta de Seedorf da direita para a área, o atacante Rafael Marques acertou um chute de primeira e balançou as redes.
A primeira finalização a gol do Flamengo aconteceu apenas aos 32 minutos, mas Jeffersonespalmou a cobrança de falta de João Paulo. Na sequência, Paulinho exigiu mais uma boa defesa do goleiro alvinegro. Mas foi o Botafogo que esteve mais perto de marcar o segundo gol ainda antes do intervalo. Primeiro, Vitinho chutou forte de longe, e o goleiro Felipe teve que trabalhar. Depois, o holandês Seedorf carimbou o travessão em cobrança de falta.
Para a segunda etapa, o técnico Mano Menezes mexeu na equipe tentando mudar opanorama da partida. Saíram Diego Silva e Gabriel para as entradas de Luiz Antonio e Adryan. As substituições deram certo, e o Flamengo passou a pressionar o Botafogo, que recuou demais e teve dificuldad para sair nos contragolpes.
Na primeira chance rubro-negra, Jefferson defendeu chute de Marcelo Moreno. Depois, a bola clareou para Paulinho fora da área, mas o volante chutou de forma bisonha por cima do gol. Em seguida, foi a vez de Adryan perder um gol incrível, ao chutar por cima uma bola após passe de cabeça de Carlos Eduardo. Depois, Jefferson ainda salvou finalização de González. Preocupado, o técnico Oswaldo de Oliveira reforçou a marcação colocando o volante Renato no lugar do meia Vitinho.
A pressão do Flamengo continuou, a massa rubro-negra incendiou as arquibancadas do Maracanã, e o time chegou a balançar as redes duas vezes, mas a arbitragem anulou os dois gols apontando corretamente impedimento. Aos 21 e aos 26 minutos, Elias chegou a comemorar os seus gols, mas o auxiliar levantou a bandeira frustrando os flamenguistas.
Hernanes e González ainda tiveram as últimas oportunidades de igualar o marcador, mas o Botafogo estava conseguindo segurar o resultado. Até que, aos 49 minutos, Elias aproveitou lançamento e chutou para decretar o empate, para delírio da torcida do Flamengo.