Mesmo tendo evoluído em todos os itens que compõem os cálculos do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) nos últimos 20 anos, a maioria dos 14 municípios que compõem o Território de Identidade do Baixo Sul não conseguiram acompanhar o crescimento médio do Estado da Bahia. Como era de se esperar, Cairu deu um salto, graças às últimas administrações que privilegiou o social. O município Arquipélago ocupa a 70ª posição entre os 417 municípios do estado. Há 20 anos, Cairu era apenas o 143º município no ranking.
No Baixo Sul, Gandu com IDHM de 0,632 é o município que está mais bem posicionado no ranking, (Veja tabela). Em seguida vem Cairu com 0,627 e Valença com 0,623. O pior IDHM entre os 14 municípios que compõem o Território, é o de Piraí do Norte que obteve nota 0,553.
Os motivos que levaram os municípios da região a ter desempenhos tão baixos nos quesitos educação, renda e longevidade ainda precisam ser equalizados. Entretanto, precisamos olhar para os vizinhos Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, oitavo e nono respectivamente no ranking do estado.
Nenhum comentário :
Postar um comentário