A construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em construção Bahia, que até o ano passado, tinha previsão de estar concluída até abril de 2016, prazo que já incluía três anos de atraso em relação ao cronograma original, tem prevista uma nova de conclusão, para fevereiro de 2018. O corte no orçamento, somado aos efeitos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga o envolvimento de grandes empresas no esquema de corrupção na Petrobras, é apontada como uma das consequências da diminuição do ritmo das obras do PAC. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ritmo deve ter uma desacelerada de 33%. Nas obras tocadas com dinheiro do Orçamento da União, como é o caso das estradas, das ferrovias, da transposição do São Francisco e dos metrôs, a Lava Jato tem pouco impacto, disse ao jornal paulista o secretário do PAC, Maurício Muniz. Isso porque, segundo ele, as empreiteiras sob investigação teriam poucos contratos nessas obras. Nelas, ele considera que o atraso é deve-se unicamente pelo aperto nas contas públicas. (A Tarde)
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